quarta-feira, 7 de abril de 2010
Estudantes do Icsa realizam ato contra precarização do ensino público superior
Estudantes do Icsa realizam ato contra precarização do ensino público superior
Dentre os pontos defendidos pelos manifestantes estava o cancelamento dos vestibulares 2010.2 para os cursos de Administração, Comunicação Social, Economia e Serviço Social
Mais de oitenta estudantes da UFOP, em sua maioria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), realizaram uma passeata, na tarde do dia 11 de março, entre a praça Tiradentes e a Reitoria da Universidade, onde permaneceram por mais de quatro horas. Reivindicaram melhorias infraestruturais, aumento no número de professores e servidores e entrega dos livros da biblioteca. O manifesto, iniciativa de três Centros Acadêmicos do Instituto, apoiava ainda o cancelamento dos quatro vestibulares do ICSA para o próximo semestre, decisão acordada em assembleia universal no Instituto no dia 3 de março e reafirmada dia 10 do mesmo mês, também em assembleia com participação de professores, servidores e alunos.
A data e o horário escolhidos para a manifestação foram bastante oportunos, propositalmente ocorreu em simultaneidade com a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que acontecia na Reitoria, na qual os conselheiros votariam justamente pelo cancelamento ou não do vestibular para os cursos do ICSA. Em mãos os conselheiros tinham a minuta votada pelo Instituto de maneira universal e aberta, que pedia o cancelamento e dava justificativas. Segundo esse documento, o ICSA não tem condições de receber 200 alunos no próximo período, isso porque as obras do Instituto estão bastante atrasadas e sem previsão de término. O documento considera ainda que "as atuais instalações não permitem garantias de dignidade, de convívio, de qualidade de ensino, de pesquisa e de extensão e de sustentabilidade para qualquer outra turma que venha a ingressar nesta Unidade Acadêmica". O documento também cita a situação da biblioteca, do restaurante universitário e dos laboratórios, dizendo que são insuficientes para a demanda atual. A proposta era que o cancelamento viabilizasse tempo para "por a casa em ordem", e assim, voltar a receber estudantes em 2011.
O fato desse documento encaminhado ao conselho ter sido aprovado pela maioria dos alunos, professores e servidores não garantiu decisão favorável, sendo que apoiaram o cancelamento apenas os conselheiros representantes do ICSA e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Reitoria, porém, apresentou três contrapropostas, todas focadas apenas na infraestrutura das salas de aula que faltarão aos calouros ingressantes no próximo semestre. A medida paliativa que agradou a maioria dos conselheiros foi criticada pelos estudantes presentes na manifestação. Esses alegaram que a falta de salas de aula é apenas um dos problemas, sendo que a urgência se faz necessária a todos os outros.
Entenda o ICSA
O Instituto concebido dentro do REUNI recebeu seus primeiros estudantes no segundo semestre de 2008. Localizado em Mariana-MG, o campus já possuía diversos problemas de infraestrutura, sendo que a proposta era a de "construir" os prédios a medida que mais estudantes chegassem. Entretanto os prazos não foram cumpridos, acarretando as dificuldades que o Instituto encontra hoje para trabalhar em condições que atenda às demandas atuais e futuras.